Ferro e Aço o Guia de Aplicações

Há muitas utilizações para os diferentes tipos de metais existentes na área da construção civil, ou na concepção de qualquer tipo de reforma. O metal é associado à resistência, fator primordial para a base de um prédio, uma casa ou um simples cômodo. Porém, ainda que haja muitos tipos de metais, existe uma dualidade na hora de escolher o melhor material: o tradicional ferro e aço.

Para compreender como o ferro e o aço são utilizados em soluções da construção civil, tanto em prédios quanto em residências, você precisa aprender sobre suas aplicações, diferenças e, no final das contas, qual é a melhor resposta para os tempos atuais, que exigem qualidade e economia.

Ferro e Aço

Como o ferro e o aço são usados no dia a dia

O ferro é encontrado em diversas soluções, sobretudo as mais antigas, o que é visível a quem o encontra. Isso porque, diferente do aço, que é feito através de uma combinação química muito mais resistente, inclusive ao tempo, o ferro se deteriora quando está em contato com o ar, ou melhor, com o oxigênio.

Em consequência, peças encontradas na construção civil, na indústria automobilística e em objetos do dia a dia, desde decoração a utensílios domésticos, se diferenciam claramente quando são construídos em aço: ele não enferruja, não se deteriora, não amassa com facilidade.

Além de tudo, o ferro é desenvolvido com base em uma estrutura molecular menos refinada, o que proporciona a ele muito mais peso, enquanto o aço pode ser melhor aproveitado em espaços grandes ou pequenos, o que dá maior liberdade na criação de projetos e, também, contribui para a preservação do meio ambiente, pois o ferrugem pode contaminar águas e terras com o passar do tempo.

O aço e sua resistência para a construção civil

O aço foi inventado no final do século XIX. Desde então, a construção civil passou por diversas adaptações, dentre as quais estão as práticas aplicadas a engenheiros e empreiteiros. Porém, para compreender o porquê de o aço ser tão importante, veja como ele é feito:

  • O minério de ferro e o carvão passou por duas transformações: o primeiro é transformado em pelotas, e o segundo é destilado;
  • Em seguida, ambos vão para o forno, onde ambos são organicamente fundidos pelas consequências da alta temperatura;
  • O refino é feito e tudo o que sai do forno é transformado em aço.

Para a construção civil, todos os processos, descritos aqui de forma resumida, são beneficiados porque o aço é resistente ao choque, ao peso e às altas (e baixas) temperaturas, o que garante muito mais sustentação às bases, às estruturas e aos acabamentos feitos com a utilização desse material.

A otimização e o aumento de produtividade com o aço

Portanto, agora que você entendeu a diferença e como as aplicações do ferro e do aço são feitas, é visível como o segundo é um aperfeiçoamento, em todos os sentidos, em relação à utilização do ferro, que se deteriora com o tempo, dentre outras vantagens.

A otimização causada pelo aço para a construção civil, e também para diversos outros segmentos do mercado de consumo, é tão visível que a sua predileção não é segredo algum. Não há, hoje, motivos negativos para a sua não utilização, o que demonstra o quanto o material é querido.

Por isso, a Paranaferros conta com duas grandes soluções para você compreender como o ferro e aço pode ser a resposta para o que está procurando: são as soluções Prediais e Residenciais. Veja qual se encaixa em suas necessidades e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas.

Conheça Nossos Produtos

Destaques

Faça uma cotação

Solicite um orçamento agora mesmo!
Máximo 10MB.
Uploading...
fileuploaded.jpg
Erro no Upload. Máximo 10 MB.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Faça uma cotação

Solicite um orçamento agora mesmo!
Começar cotação