Há muitas utilizações para os diferentes tipos de metais existentes na área da construção civil, ou na concepção de qualquer tipo de reforma. O metal é associado à resistência, fator primordial para a base de um prédio, uma casa ou um simples cômodo. Porém, ainda que haja muitos tipos de metais, existe uma dualidade na hora de escolher o melhor material: o tradicional ferro e aço.
Para compreender como o ferro e o aço são utilizados em soluções da construção civil, tanto em prédios quanto em residências, você precisa aprender sobre suas aplicações, diferenças e, no final das contas, qual é a melhor resposta para os tempos atuais, que exigem qualidade e economia.
O ferro é encontrado em diversas soluções, sobretudo as mais antigas, o que é visível a quem o encontra. Isso porque, diferente do aço, que é feito através de uma combinação química muito mais resistente, inclusive ao tempo, o ferro se deteriora quando está em contato com o ar, ou melhor, com o oxigênio.
Em consequência, peças encontradas na construção civil, na indústria automobilística e em objetos do dia a dia, desde decoração a utensílios domésticos, se diferenciam claramente quando são construídos em aço: ele não enferruja, não se deteriora, não amassa com facilidade.
Além de tudo, o ferro é desenvolvido com base em uma estrutura molecular menos refinada, o que proporciona a ele muito mais peso, enquanto o aço pode ser melhor aproveitado em espaços grandes ou pequenos, o que dá maior liberdade na criação de projetos e, também, contribui para a preservação do meio ambiente, pois o ferrugem pode contaminar águas e terras com o passar do tempo.
O aço foi inventado no final do século XIX. Desde então, a construção civil passou por diversas adaptações, dentre as quais estão as práticas aplicadas a engenheiros e empreiteiros. Porém, para compreender o porquê de o aço ser tão importante, veja como ele é feito:
Para a construção civil, todos os processos, descritos aqui de forma resumida, são beneficiados porque o aço é resistente ao choque, ao peso e às altas (e baixas) temperaturas, o que garante muito mais sustentação às bases, às estruturas e aos acabamentos feitos com a utilização desse material.
Portanto, agora que você entendeu a diferença e como as aplicações do ferro e do aço são feitas, é visível como o segundo é um aperfeiçoamento, em todos os sentidos, em relação à utilização do ferro, que se deteriora com o tempo, dentre outras vantagens.
A otimização causada pelo aço para a construção civil, e também para diversos outros segmentos do mercado de consumo, é tão visível que a sua predileção não é segredo algum. Não há, hoje, motivos negativos para a sua não utilização, o que demonstra o quanto o material é querido.
Por isso, a Paranaferros conta com duas grandes soluções para você compreender como o ferro e aço pode ser a resposta para o que está procurando: são as soluções Prediais e Residenciais. Veja qual se encaixa em suas necessidades e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas.