O aço é um dos materiais mais importantes na construção civil. No entanto, o corte e dobra do aço, e até mesmo o transporte e armazenamento do material, podem provocar problemas ou atrasos na obra.
Quando o material é estocado dentro do próprio canteiro de obras, é necessário que o aço seja cortado ali mesmo, geralmente por armadores contratados. Porém, o corte e dobra realizado por ação humana geralmente é impreciso e pode provocar desperdício do material e até mesmo custos extras para a obra.
Uma solução para esses problemas é investir em uma indústria de corte e dobra de aço. Quer descobrir como esse processo pode ajudar o seu canteiro de obras a ser mais produtivo? Continue lendo e confira 4 vantagens.
Quando o corte do aço é realizado por uma indústria, não é preciso se preocupar em armazenar o aço dentro do canteiro de obras, e nem de contratar mão de obra para realizar a dobra ou o corte. Nesse caso, todo o aço é entregue no canteiro de acordo com a demanda, já cortado e montado com as medidas exatas para o uso.
Todo o processo de corte é automatizado e realizado de acordo com o projeto da construção. Além disso, a montagem também é realizada pela indústria por armadores treinados e preparados para entregar um projeto sem erros.
O resultado disso é uma série de benefícios importantes para a obra. Abaixo, confira as vantagens de investir na indústria de corte e dobra de aço.
O armazenamento de aço é um dos grandes problemas no canteiro de obras. O material sem o devido corte ocupa um espaço considerável, dificultando, inclusive, o manuseio.
A grande vantagem de investir no aço cortado é que todo o material pode ser entregue sob demanda e já está pronto para o uso. Isso evita erro humano no corte e dobra do material e facilita o manuseio, além de liberar espaço no canteiro de obra.
O corte e montagem do aço no canteiro pode levar algumas horas de trabalho de vários funcionários. Investir no aço montado permite que você receba todo o material direto no canteiro de obras, já pronto para o uso.
A grande vantagem disso é a redução do tempo de mão de obra e o aumento da produtividade da equipe. Em muitos casos, é possível economizar na mão de obra, reduzindo a contratação de armadores, por exemplo.
Com o aumento da produtividade e entrega do aço já montado, a obra ganha agilidade. Isso é importante, evitando imprevistos possibilitando o cumprimento de prazos e do cronograma de entrega da obra, que muitas vezes é apertado.
Um problema comum no canteiro de obra é o desperdício de materiais durante o manuseio. O corte e dobra de aço, quando não é feito do jeito certo, pode provocar desperdício de parte do material, aumentando os custos total da obra.
Com o investimento no aço já montado, o canteiro paga apenas pelo material pronto, evitando desperdício de material e custos extras. Além disso, como o corte do material é feito de forma automatizada, isso evita erro humano na montagem do aço e aumenta a qualidade.
Agora, já sabe como funciona o corte e dobra de aço e como isso pode trazer vantagens para o canteiro de obras? Se você gostou do artigo, aproveite para dar uma olhada em outras soluções que podem aumentar a eficiência e produtividade da obra.